Ração Felina – ração seca ou úmida?

Os principais motivos tidos pelos que defendem o uso de produtos industrializados na alimentação dos felinos estão tanto na sua praticidade como nos níveis nutricionais que eles podem garantir. Embora uma combinação cuidadosa de ingredientes naturais também seja capaz de manter o seu pet saudável, a alegação dos fãs de rações e enlatados é de que, na totalidade, as necessidades nutricionais dos bichanos só são atendidas por meio dos produtos específicamente desenvolvidos para eles.

Divididos em três tipos principais – secos, semi-secos e enlatados – os alimentos feitos para gatos que estão disponíveis no mercado contam com indicações específicas de idade e categoria, e tais dados devem ser checados antes que a comida seja adquirida – sendo os produtos de classe premium os mais indicados em todos os casos (por contarem, em teoria, com ingredientes de maior qualidade no seu preparo).

Alimentos Secos: são os mais fáceis de conservar, mas não devem ser a única fonte de alimentos para o gato. Na maioria das vezes, consistem em biscoitos produzidos a partir de ingredientes que incluem peixes, vitaminas e carnes, e têm um nível bastante baixo de gordura. Pode ser indicado com um pestisco felino e, em porções controladas, pode ser deixado ao alcance do bichano durante todo o dia – ajudando, ainda, na limpeza dos dentes do animal.

Alimentos Semi-Secos: são os mais difíceis de conservar e bastante nutritivos, sendo, normalmente, a opção mais cara entre as comidas industrializadas para gatos.

Enlatados: tidos como os melhores substitutos alimentares para bichanos, os enlatados são compostos por ingredientes que incluem açúcar, carne, peixe, vitaminas, cereais, sais, gelatinas e conservantes, entre outros. Também conhecidos como “alimentos molhados”, os enlatados também podem ser encontrados no formato dos populares sachês.

Muitos gatos, quando não acostumados desde cedo, tendem a recusar alimentos secos, e uma boa saída para o problema pode ser misturar os alimentos molhados com estes na hora servir, inserindo-os aos poucos na dieta do animal.

Embora nenhum destes tipos de alimento deva ser o único oferecido ao seu pet felino, a combinação deles pode realmente garantir uma nutrição balanceada para seu pet, evitando a falta de qualquer ingrediente primordial para a sua saúde.

No entanto, consultar um veterinário também é uma boa pedida para quem opta pela alimentação exclusivamente industrializada para seu bichano, já que um profissional pode indicar as melhores combinações e porções para o pet.

 

Fonte: CachorroGato

Posts Relacionados

Deixe um comentário