A importância da microchipagem para seu pet

A “microchipagem” realizada em cães e gatos, trata da implantação de um dispositivo eletrônico que armazena um código único. Não tem nenhuma função de rastreador, é como um “RG” do seu animal, permitindo que ele possa ser identificado.

O implante de microchip em cães e gatos é uma das ferramentas mais eficazes de monitoramento sanitário destes animais. Não há uma restrição quanto ao cão ou gato que irá receber o microchip, pode ser de qualquer raça, tamanho e peso.

O Microchip é um micro-circuito eletrônico do tamanho de um grão de arroz, que armazena um código exclusivo e inalterável. Não possui bateria e fica inerte o tempo todo enquanto não for ativado. O dispositivo é energizado, acionado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora.

Ele fica dentro de uma cápsula de biovidro cirúrgico (mesmo material utilizado em marca-passos). Assim que o microchip é aplicado ele permanece com o cachorro por toda a vida e quando acionado aparece um número exclusivo toda vez em que passamos a leitora, o mesmo é mostrado no visor do aparelho.

O procedimento é obrigatório no animal que estiver viajando para determinados lugares. Alguns criadores utilizam por exigência de Associações, para assegurar a origem da raça e impedir falsificações de pedigree.

Os cães e gatos não deveriam apresentar reações após o procedimento, mas pode acontecer do corpo do animal rejeitar o microchip, contudo, isso se deve a uma reação totalmente individualizada.

Identificar seu animal por meio da microchipagem é uma das regras básicas do conceito de guarda responsável.

Posts Relacionados

Deixe um comentário