Cortar o pelo do cachorro ajuda a diminuir o calor?

Uma dúvida muito comum dos tutores é: cortar o pelo do cachorro ajuda a diminuir o calor? Essa questão está muito presente nos lares com cães, pois quando o verão chega muitos donos sentem uma necessidade de tosar o cachorro. Com isso, eles acreditam que o bichinho vai sofrer menos com as temperaturas altas.

Mas, será que tosar o cachorro diminui o calor? Ou, será que tosar cachorro faz mal? De acordo com veterinários, a resposta para essas perguntas é “depende”. Para responder com exatidão cada uma dessas dúvidas, é preciso levar em consideração algumas características dos cachorros. Isso porque, cada cão tem suas especificidades físicas.

Cortar o pelo do cachorro no verão diminui o calor

De acordo com os veterinários, a tosa pode ajudar o cão a se refrescar, mas não é a principal medida de prevenção durante as épocas mais quentes. Além disso, cortar o pelo do cachorro no verão deve ser feito levando em consideração as características físicas do pet. Isso significa dizer que o tipo de pelagem influencia na tosa ou não do cão.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que os cães não transpiram como os humanos. Para o veterinário e especialista em endocrinologia, Alexandre Bastos Baptista, existem alguns meios pelos quais o cachorro perde calor. E um deles é através da condução.

“A perda [de calor] por condução ocorre quando o corpo está em contato direto com uma superfície mais fria. É justamente para proporcionar esta perda que o cão busca deitar em chãos frios, ou os colchões feitos para o resfriamento”, explica o veterinário no seu site.

Desta maneira, a tosa pode ajudar a refrescar o cão se for feita no ventre do pet. Mas, além da condução, o cão pode perder calor através da convecção. Nessa forma, o calor é dissipado com o auxílio do ar em movimento, como no caso dos ventiladores.Também através da ajuda da convecção os cães podem driblar o calor das épocas mais quentes.

Pelos protegem o cachorro do calor?

De acordo com a clínica VetQuality, o pelo do cão é um isolante térmico natural. Isso significa dizer que trata-se de um elemento protetor para o cachorro. Como existem vários tipos de pelo, devido a variedade de raças, cada animal deve ser tratado de forma específica.

Mas de uma forma geral, os cães possuem uma temperatura térmica de 38 ºC a 39,2 ºC. Quando o pelo age como isolante térmico quer dizer que a pelagem auxilia na capacidade do corpo de manter a temperatura normal com o mínimo gasto de energia.

Tosar cachorro faz mal?

Diante de tudo isso, pode ficar o questionamento se a tosa faz mal ao cachorro. Dependendo do tipo de cão e da pelagem que ele possui, essa técnica pode prejudicar o cãozinho. Contudo, para outros bichinhos, cortar o pelo é essencial.

Todo cachorro pode ser tosado?

Por exemplo, cães de pelo curto não devem passar pela tosa. Já os cães de pelo médio podem precisar apenas de uma tosa higiênica, quando só se corta os pelos da região anal, abdômen e patas.

Por fim, os cães de pelo mais longo ou que facilmente embaraça, como poodle, shih tzu etc, precisam realizar uma tosa a cada 45 dias, normalmente.

 

Fonte: Clube para cachorros

Posts Relacionados

Deixe um comentário